segunda-feira, 22 de abril de 2013

Smog Fotoquímico


Para pensar:

Quais são os impactos negativos que o Planeta Terra está sofrendo, atualmente?

Você já percebeu que as estações do ano não estão mais atendendo às expectativas de clima esperadas para cada uma delas?


A poluição do ar é uma das grandes preocupações no mundo inteiro, pois, reconhecidamente é um fator de risco para a saúde. A cada ano aumenta o nível de poluição do ar principalmente nas cidades industrias, onde a emissão na atmosfera de gases tóxicos e partículas pelas indústrias, somam-se à poluição provocada pela circulação de veículos, suscitando situações críticas à saúde humana prejudicando também as plantas e animais. Um dos fatores da poluição do ar é o smog fotoquímico.


A palavra smog é uma combinação das palavras em inglês smoke (fumaça) e fog (neblina). O smog fotoquímico possui este nome porque causa na atmosfera diminuição da visibilidade. Smog fotoquímico é a poluição do ar, sobretudo em áreas urbanas, por ozônio troposférico e outros compostos originados por reações fotoquímicas, reações químicas causadas pela luz solar. 

Descobriu-se esse tipo de smog pela primeira vez em Los Angeles, na década de 1940, e costuma-se acontecer em cidades com uma grande movimentação de veículos, que causam grande acumulação de poluentes, como o óxido nítrico (NO) e os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs).

O ozônio (O3) é ótimo para os seres humanos quando se encontra na estratosfera, porém quando ele está na camada do globo onde vivemos, a troposfera, acaba se tornando algo nocivo e é justamente a presença desse ozônio juntamente com outros compostos originados por reações fotoquímicas e reações químicas causadas pela luz solar que forma o SMOG FOTOQUIMICO. O efeito visível disto é uma camada roxa acidentada na atmosfera. Esse fenômeno ocorre principalmente em grandes centros urbanos, porque nestes locais há uma grande quantidade de automóveis e no seu abastecimento parte da gasolina evapora e acaba, juntamente com o ozônio, fazendo parte da formação do smog.

Com a mistura de poluentes encontrados no ar, o Smog fotoquímico, pode conter:
- Óxidos de nitrogênio, como o dióxido de nitrogênio
- Ozônio troposférico
- Compostos Orgânicos Voláteis (COVs)
- Peróxido de acetil nitrato (PAN)
- Aldeídos

Perigos do nevoeiro fotoquímico para a saúde pública

- Irritação e danos nos olhos, na pele e nos pulmões;
- Seca as membranas protectoras do nariz e da garganta;
- Provoca alterações no sistema imunitário;
- Agrava também as doenças respiratórias como a asma daí que as pessoas portadora deste tipo de doença, e as crianças sejam mais vulneráveis a este tipo de poluição.

Material Particulado
Grupo de substâncias ou materiais no estado sólido ou liquído, cujas dimensões são suficientemente pequenas para se manter em suspensão na atmosfera durante algum tempo.

Sob a denominação geral de Material Particulado se encontra um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa, ressuspensão de poeira do solo, entre outros. O material particulado pode também se formar na atmosfera a partir de gases como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos orgânicos voláteis (COVs), que são emitidos principalmente em atividades de combustão, transformando-se em partículas como resultado de reações químicas no ar.

O tamanho das partículas está diretamente associado ao seu potencial para causar problemas à saúde, sendo que quanto menores maiores os efeitos provocados. O particulado pode também reduzir a visibilidade na atmosfera.


2 comentários:

  1. BOM DIA ECO AMBIENTE, QUER TER VISITAS REAIS E ÚNICAS EM SEU BLOG? ACESSE http://traficoagoraparaseusite.blogspot.com.br/ E VEJA OS PACOTES PROMOCIONAIS PARA SEU BLOG.

    ResponderExcluir