segunda-feira, 11 de março de 2013

Conceitos Básicos








A nossa civilização, no que se refere à trajetória de ocupação e de exploração do planeta, encontra-se em um momento decisivo, pois a Terra emite sinal de alarme que indicam evidências de esgotamento da sua capacidade de suporte para as atividades humanas. Nessas circunstâncias é extremamente urgente reexaminarmos e redimensionarmos os projetos de crescimentos econômico, com base na perspectiva do desenvolvimento humano e da conservação ambiental. Esse é um desafio que se apresenta no século XXI, e é dentro deste desafio que a gestão ambiental brasileira busca identificar os mecanismos de responsabilidade socioambiental, ou seja, buscar a tão almejada qualidade de vida, garantindo a sobrevivência da raça humana e dos demais seres que integram a biosfera, a esfera da vida, no planeta.


Conceitos Básicos

Biosfera
Bios vem do grego e significa "vida". A biosfera abrange certo espaço acima e abaixo da superfície do planeta. É o conjunto de todas as partes do planeta Terra onde existe ou pode existir vida, e que abrange regiões da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera; é a chamada ecosfera.Também pode ser definida como o conjunto de seres vivos existentes na superfície terrestre; parte sólida e líquida da Terra e de sua atmosfera onde é possível a vida. Sistema integrado de organismos (vivos e seus suportes), compreendendo a atmosfera circundante e o interior da Terra onde possa existir qualquer forma de vida. Por fim, é a área de vida do planeta.




Meio

Bertrand (1971): "É o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que, ao reagir uns em relação aos outros, fazem da paisagem um conjunto único e indivisível em evolução perpétua."

Meio Ambiente
Não é algo que está ao redor do homem, mas sim algo no qual o homem se integra.

O homem não deve ser excluído dos conceitos de meio ambiente, já que depende dos recursos naturais para sobreviver

Ecologia
No passado: a ecologia resumia-se ao estudo da natureza.

Por Ernest Haeckel (1866): "...onde houver vida, há biosfera, e onde há biosfera, ou seja, a esfera da vida."

 economia da natureza
• Relações dos organismos entre si e com o seu meio.

Comunidade
Conjunto de populações animais e vegetais que habitam um ecossistema específico.

Ecossistema
Sistema integrado e autofuncional;
Interações dos elementos bióticos e abióticos.
Compreendem áreas específicas, constituídas por clima, solo e comunidades de plantas e animas, bem como pela inter-relação entre essas partes, de modo a permitir que o sistema funcione como um todo.

Geossistema
Combinação de determinada superfície de um geoma (rocha, ar, água) e de uma biocenose (conjunto de seres vivos dentro de um mesmo ambiente (biótipo) e em equilíbrio dinâmico).

Bioma
Amplo conjunto de ecossistemas terrestres caracterizados por tipos de vegetação fisionomicamente semelhantes. No Brasil, existem os seguintes grandes biomas: floresta amazônica, floresta atlântica, cerrado caatinga, floresta de araucária, campos e zonas de transição (Pantanal e zona costeira). O termo bioma é usado para denominar um grande sistema biológico ou ecossistema de proporções regionais e até subcontinentais.

Biótipo
Conjunto de características fundamentais comuns ou semelhantes, de grupos ou indivíduos.

Biodiversidade
Total de genes, espécies e/ou ecossistemas de uma região.

Conservação
Atividades e políticas que asseguram a contínua disponibilidade e existência de um  recurso;
• Uso humano da natureza em bases sustentáveis.

Preservação
Métodos, procedimentos e políticas que visem à proteção a  longo prazo  das espécies, habitats, ecossistemas e manutenção dos processos ecológicos.

Serviços Ambientais
Tentativa de valoração econômica dos benefícios ambientais que a manutenção de áreas naturais pouco alteradas traz para o conjunto da sociedade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário